quarta-feira, 17 de abril de 2013

Vittorio, O Vampiro


A Itália do século XV é o cenário de mais uma das histórias fascinantes da autora Anne Rice.

O jovem Vittorio vive em seu castelo pacificamente com seu pai, um senhor feudal, mas essa paz chega ao fim com a visita de uma seita satanista denominada Corte do Graal do Rubi que ameaça o senhor feudal caso ele não entregue os idosos, deficientes físicos e crianças para a seita. O pai de Vittorio recusa tal proposta repugnante, e com isso sela o destino dos povos que vivem nas terras feudais.

Como retaliação a seita extermina toda a família de Vittorio e o povo que ali vivia. Entretanto, Vittorio acaba sendo poupado por Ursula que teve compaixão pelo jovem rapaz. Com isso, Vittorio se compromete em vingar sua família e deixa as suas terras para caçar essa seita maligna.

Porém, nessa empreitada, Vittorio acaba se apaixonando pelo demônio que assassinara a sua família. Ursula, o belo demônio, encantadora de mortais acaba envolvendo o jovem feudal.

Vittorio não é o personagem mais cativante que Rice criou em suas crônicas vampirescas, pois em alguns momentos ele se torna irritante devido ao seu pensamento juvenil, mas em compensação Florian, o aristocrata e líder da seita, é completamente fascinante.

A narração de Rice é, como de costume, maravilhosa. Sempre detalhando a vestimenta e os ornamentos envolvendo os personagens. É impossível não ser envolvido pelo enredo com uma narração tão bem construída.

O conflito interno que atormenta Vittorio devido a sua paixão por Ursula foi muito bem trabalhado. Um conflito que dura quase o livro todo, mas é recheado de uma complexidade que só Anne Rice consegue criar.

O elemento religião está presente em todo momento e é muito bem retratado no oitavo capítulo com o ritual da missa da meia noite. A descrição que Vittorio faz da seita nesse momento de celebração é magnifico. Uma das minhas partes favoritas.

Vittorio, o vampiro é repleto de conflitos religiosos e morais com uma pitada de derramamento de sangue e romance. Uma combinação que poucos conseguem fazer e Rice domina com perfeição. Recomendo para leitura sem sombra de dúvida.

Muito Bom





Citação Favorita:
“Vi lorde Florian numa suntuosa casula sacerdotal como se fosse o próprio bispo de Florença, só que seu deslumbrante paramento exibia impudentemente a Cruz de Cristo de cabeça para baixo em homenagem ao Maldito, e na sua cabeça não-tonsurada de cabelos louro-escuro ele ostentava uma coroa de ouro e pedras preciosas, parecendo ser ao mesmo tempo um monarca francês e um servo do Senhor das Trevas.”

Vittorio

Licença Creative Commons
Resenha Vittorio, O Vampiro de J. R. Gomes é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.

2 comentários:

  1. Não conhecia esse livro, mas fiquei curiosa para lê-lo.
    Anne Rice é a melhor, sem dúvidas e quem pensa ao contrário mostre-me algo melhor (que eu duvido existir...)
    O Vittorio deve ser igual ao Louis, reclamão e melancólico, mas a gente lê mesmo assim.
    Sobre as "narrativas religiosas" da Anne, ela sabe o que faz, e é uma das coisas que mais gosto dela, pois ela sempre estuda sobre religiões e nunca deixa a desejar sobre tal tema em seus livros.
    Nossa, deu saudades de ler algum das crônicas vampirescas agora...

    ResponderExcluir
  2. E eu ainda não li nada da Rice. Isso porque tenho raptado dois livros dela(Sr. J.R. que o diga... xD). Ela é tão elogiada que realmente preciso ler logo algo dela. Meu problema é que Entrevista com Vampiro sempre me dá sono... xD
    Mas, prometo voltar a luta... xD Principalmente porque me interesso por conhecer a historia além dos filmes e adaptações espalhadas por ai...
    Boa resenha!!
    Beijos

    ResponderExcluir

O que achou da resenha? Deixe o seu ponto de vista registrado no Estante de Garotos!