terça-feira, 30 de abril de 2013

Persépolis



Em pleno feriado e eu aqui resenhando. Tudo por vocês.

Hoje não vou resenhar um livro, pois abrirei uma exceção para resenhar um quadrinho que me chamou a atenção e acho que vocês merecem conhecê-lo.

Vamos resenhar, Brasil?

Persépolis é o nome de uma série de quadrinhos reunidos em um volume único que conta a história de Marjane Satrapi, que também é o nome da autora do quadrinho, esta se depara com o regime islâmico e se vê obrigada a usar o véu com apenas dez anos. Acompanhamos de forma divertida e dinâmica a infância de Marji, e a formação de seu caráter construído pela imagem liberal e democrática que seus pais sempre passaram para ela.

É fascinante ver como, de certa forma, uma criança olhava para aquele regime opressor e encarava os mártires e toda a questão que a envolvia e de como a repressão religiosa foi crescendo no país. Com o regime crescendo e a opressão aumentando, os pais de Marji decidem enviá-la para a Áustria com o intuito de escapar dos religiosos radicais, mas acaba se deparando com outros religiosos radicais. A experiência que ela passa na Áustria é muito importante na formação adulta que ela irá ter.

A passagem pela puberdade em outro país foi bem trabalhada e o traço da desenhista ajudou a deixar engraçada essa parte da vida que todo adulto já passou. Uma etapa muito desafiadora para Marji, afinal não é fácil enturmar-se ou se enquadrar em uma cultura totalmente diferente da qual se foi criado, além de alguns conceitos totalmente diferentes que se conhecia.

A volta de Marji, já adulta, para o Irã é de muita expectativa, pois somos introduzimos no romance entre ela e o Zera, além de sua vida acadêmica e de seus pensamentos, agora adultos, sobre a opressão religiosa extremamente forte em seu país. Muitas perguntas surgem nesse momento da história. Ficaria Marji e Zera juntos? Ela conseguiria suportar toda a repressão religiosa ou fugiria novamente de seu país para ser livre?

A desenhista soube contar esta história fascinante de forma divertida, pois tratou de um assunto sério que é o regime opressivo islâmico com um humor sutil. Os desenhos retratados em páginas únicas retratavam muito bem a mensagem que o texto em seu diálogo passava e ainda ia além. É um ponto muito forte desse quadrinho, além do humor leve que deixou a leitura extremamente dinâmica e deliciosa. É uma ótima recomendação para quem não conhece a história do Irã e de como surgiu toda a repressão religiosa no país.

Citação Favorita:
“Na vida você vai encontrar muita gente idiota. Se te ferirem, pensa que é a imbecilidade deles que os leva a fazer o mal. Assim você vai evitar responder às maldades deles. Porque não tem nada pior no mundo do que a amargura e a vingança... Seja sempre digna e fiel a você mesma”

Avô de Marji

“Quando temos medo, perdemos o senso de análise e de reflexão. O terror nos paralisa. Aliás, o medo sempre foi o motor da repressão em todas as ditaduras.”

Marji


Licença Creative Commons
Resenha Persépolis de J. R. Gomes é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da resenha? Deixe o seu ponto de vista registrado no Estante de Garotos!