terça-feira, 1 de outubro de 2013

A bússola de ouro

Olá munchkins!

Eu não sou muito fã de literatura voltada para o público infantil, mas aqui estou eu prestes a resenhar um livro voltado para o público infantil. Vai entender. Let’s do it!

Título Original: The Golden Compass e Northem Lights
Autor: Philip Pullman
Tradutor: Eliana Sabino
Gênero: Infanto-juvenil
Páginas: 367
Ano: 2007
Editora: Objetiva

A bússola de ouro é o primeiro volume da trilogia Fronteiras do Universo e conta a história de Lyra, uma criança abastada, agitada e muito arteira que vive em Londres na cidade universitária de Oxford. Lá ela vive diversas aventuras com seu amigo Roger, garoto pobre e medroso. O mundo em que Lyra vive é muito parecido com o nosso, mas existem algumas diferenças. As almas dos seres humanos não se encontram no interior, mas no exterior. Dimon é o nome dado às almas dos seres humanos. Os dimons possuem a habilidade de se transmutar em diversos animais, mas isso só ocorre na fase infantil do ser humano, pois a partir de certa idade o dimon perde essa habilidade, é quando o ser humano define o seu caráter e personalidade.

Em certo dia, Lyra, espiando de dentro de um armário na sala privativa da universidade Jordan, acaba descobrindo a existência do pó, uma descoberta feita por seu tio, Lorde Asriel. Ele descobrira a existência do pó nas terras áridas do norte, mas o tio de Lyra não sabe o que é o pó, apenas sabe que ele passa do dimon para o ser humano. 

Com isso, se inicia o mistério sobre o pó, mas o pó não é o único mistério que envolve a vida de Lyra. Uma “bússola” dourada é deixada de presente para Lyra em meio a alguns acontecimentos misteriosos. O que Lyra não sabe é que a tal “bússola” é na verdade um aletiômetro.

Muitos mistérios assolam os arredores da cidade. Crianças pobres estão desaparecendo, fato que não preocupava Lyra, até que seu amigo Roger desapareceu. Com o desaparecimento dele e outros acontecimentos envolvendo a senhorita Coulter, Lyra se vê em uma jornada rumo as terras gélidas do norte para encontrar seu amigo e consequentemente descobrir o que o pó realmente é. O que Lyra não esperava era que tais descobertas fossem muito além do mundo em que ela vive.

A forma como Philip Pullman desenvolve o enredo é deliciosa. Os mistérios vão se revelando em um ritmo que te faz ficar preso ao livro. Muito se discute sobre este livro, pois alguns o consideram ateísta devido às criticas presentes sobre a igreja. Particularmente não acho o livro completamente ateísta, pois o autor introduz a religião por uma ótica diferente. É um livro muito bom. Cheio de fantasia, mistérios e aventuras.

Muito Bom





Citação favorita:
“No mundo lá fora, estão acontecendo coisas das quais eu gostaria de proteger você, prendendo-a aqui na Jordan, porém isso não é mais possível.”

O Reitor

Onde comprar: Saraiva | Cultura | Fnac | Submarino | Objetiva | Martins Fontes
Licença Creative Commons
Resenha A Bússola de Ouro de J. R. Gomes é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da resenha? Deixe o seu ponto de vista registrado no Estante de Garotos!