sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Entrevista com o vampiro

Título original: Interview with the vampire.
Autor: Anne Rice.
Tradutor: Clarice Lispector.
Gênero: Romance sobrenatural.
Páginas: 334.
Editora: Rocco

Olá bookaholics, como vocês estão? Hoje vou falar sobre o segundo livro sobre vampiros —  e o mais cultuado dentro do universo vampírico — que eu li na minha juventude, como se eu fosse muito velho. 
           
Peço desculpas, mas a resenha não está tão profunda como eu gostaria que estivesse. Eu li Entrevista há... Três anos? — acho que é isso — E dei uma passada de olho no livro bem rápida para me relembrar de alguns acontecimentos.

Chega de papo furado e vamos ao que interessa. Lhes apresento: Entrevista com o vampiro... 

Louis Pointe du Lac vivia tranquilamente em sua fazenda na Luisiana até o dia em que seu irmão, alegando ter tido visões, morrera em um trágico acidente, deixando a família de Louis completamente desestruturada.

Tentando, de certa forma, escapar da culpa e da dor, Louis mudou-se para Nova Orleans com sua mãe e irmã, deixando a fazenda em Luisiana aos cuidados de uma agência. Porém, a culpa e a dor não foram embora. Louis começou a beber constantemente, deixando que o desejo pela morte o dominasse, mas o medo e a covardia o impedira de morrer inúmeras vezes. Ele ficou a esperar que a morte o levasse, poderia ser qualquer um. Um ladrão, um marinheiro ou um maníaco, mas fora um vampiro que atendera o seu chamado.

Lestat de Lioncourt, o charmoso e encantador vampiro, presenteara Louis com o dom das trevas, transformando-o em vampiro. Lestat apresenta Louis a essa nova vida noturna e lhe ensina as regras básicas, como: nunca beber sangue morto e sempre repousar ao nascer do sol, mas acima disso, Lestat ensinou a Louis  a arte de se alimentar dos seres humanos com prazer.

Entretanto, Louis não compartilha desse prazer e começa a questionar Lestat sobre a origem do vampirismo e questões sobre Deus, céu e inferno, mas Lestat não revela nenhum desses mistérios deixando uma dúvida no ar.

Lestat possuía o conhecimento que responderia os questionamentos de Louis ou seria apenas um vampiro birrento sem conhecimento algum?

Conforme os anos foram passando, a convivência entre os dois vampiros começou a se desestabilizar, pois Louis despreza ser o monstro que Lestat o transformou, mas acaba cometendo um deslize ao se alimentar de uma garotinha de cinco anos. E Lestat vê uma grande oportunidade com essa situação, pois sabia que estava prestes a perder Louis e, como forma de prender Louis a ele, transformou essa pequena garotinha, Claudia, a criança vampiro. Iniciando uma história de amor e ódio; desprezo e admiração.

Com uma narrativa esplendorosa e recheada de elementos góticos e muito romance, Anne Rice nos transporta para os pensamentos e sentimentos de um vampiro cruel; uma criança vampiro e um vampiro com uma alma humana. Refletindo constantemente sobre religião, fé,  céu e inferno. E criando um vínculo forte entre o leitor e seus personagens, fazendo com que nós, leitores, nos apaixonemos por Lestat, Louis e Claudia.

Excelente





Citação favorita:
“Ficamos ali, com ela entre nós. Eu estava hipnotizado pela menina, por sua transformação, pelos seus gestos. Não era mais uma criança. Era uma criança vampiro.''

Louis Pointe du Lac

Onde comprar: Saraiva | Cultura | Fnac | Submarino | Rocco | Martins Fontes


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da resenha? Deixe o seu ponto de vista registrado no Estante de Garotos!