terça-feira, 17 de setembro de 2013

O Preço de Ser Diferente

Título original: O Preço de Ser Diferente
Autor: Mônica de Castro (Ditado por Leonel)
Tradutor: -
Gênero: Romance; Espiritualismo
Páginas: 364
Ano: 2008
Editora: Vida & Consciência

Olá pessoas! Eu li este livro no final de julho, mas só agora fiz a resenha dele. Eu sei, shame on me!

Ele foi bem difícil de resenhar, pois foi preciso dar alguns spoiler, mas também foi preciso certo cuidado para não falar demais. Bom, o que importa é que a resenha está pronta.

O preço de ser diferente é um livro espirita, eu não entendo nada sobre a doutrina. Eu li, pois muitas pessoas havia me recomendado este livro. Por isso não irei entrar em detalhes sobre a doutrina. Não sou um crente da religião, mas li o livro com a mente aberta e acabei me surpreendendo.

O livro conta a história de Romero, um jovem rapaz que nasceu diferente e por ser diferente sempre foi o alvo das brincadeiras maldosas e dos comentários ofensivos. Ele nunca entendeu o motivo que levava os meninos de seu colégio a implicarem com ele. Romero sentia que era diferente, mas não entendia se isso era algo bom ou ruim.

Romero morava com seu pai, Silas, um homem machista e preconceituoso. O tipo de homem que valoriza a masculinidade. Silas vivia oprimindo Romero, e ele chegara a levar o filho em um prostibulo para força-lo a perder a virgindade. A mãe de Romero, Noêmia, é uma mulher submissa que assiste a tudo calada, mas Romero não está sozinho, pois sua irmã Judite, uma universitária além do seu tempo, toma a posição que a mãe deveria tomar e defende o pequeno irmão com unhas e dentes.

Depois que Romero é abusado sexualmente por um rapaz mais velho, ele acaba descobrindo sua sexualidade, não que o abuso transformara Romero em homossexual. O livro deixa bem claro que esse não é o motivo, ninguém se transforma em homossexual, as pessoas nascem homossexuais. E é nessa vertente que o livro trabalha a história desse jovem homossexual.

Romero fica muito fragilizado devido ao ocorrido, mas acaba conhecendo Mozart, o primo do namorado de sua irmã. Mozart é músico e logo encanta a família de Romero e o próprio Romero com sua música. Ambos acabam, inevitavelmente, desenvolvendo sentimentos um pelo o outro. É nesse momento que Romero começa a entender e a explorar a sua sexualidade.

Entretanto, o pai de Romero acaba descobrindo o “namorico” dos garotos e expulsa Romero de casa. Romero e Mozart só conseguem ficar juntos até o final do verão, pois Mozart partirá para a Europa, onde estudará em uma das melhoras escolas de música.

Mesmo com tudo isso, Romero acaba sendo amparado pelo doutor Plínio, o médico que atendera Romero quando ele fora estuprado. Ele o cria como se fosse o seu próprio filho. Plínio é casado com Lavínia, com a qual teve um filhinho chamado Eric e junto com eles mora Rafael, irmão de Lavínia. Com o decorrer dos anos, Rafael começa a sentir uma inveja tremenda de Romero, e essa inveja acaba transformando-se em um gatilho para mais uma tragédia na vida de Romero.

Sim, a vida de Romero foi recheada de tragédias, ele foi desgraçado desde sua infância até boa parte de sua vida adulta. O preço de ser diferente mostra muita tragédia, você deve se preparar para sofrer, pois é impossível não sentir o sofrimento que Romero sente.

Contudo, o livro trata a superação e a honestidade de uma pessoa que nunca fizera mal para ninguém nesta vida, mas que sofrera inúmeras provações. E a redenção do personagem é o ponto auge do livro. Isso mesmo, Romero está constantemente em busca de redenção. Ele não fizera mal a ninguém nesta vida, mas em sua vida passada ele fizera muito mal a muitas pessoas. E é nesse ponto que entra a doutrina espirita, ela explica o motivo que levara Romero a passar por todas essas provações. E também nos mostra a ligação forte que os espíritos de Rafael, Lavínia, Plínio e Judite possuem com o de Romero. Mostrando que o amor e o ódio são laços extremamente fortes e capazes de se prolongar por outras vidas.

É uma linda história de vida e também uma belíssima história de amor. É uma ótima dica, mesmo para você que não é espirita ou religioso como eu. Não virei espirita depois da leitura do livro, mas não posso negar que o livro me tocou inúmeras vezes. O preço de ser diferente é muito mais do que um livro, é um ensinamento sobre superação e redenção. Um livro muito bom que eu recomendo com muito carinho.

Muito Bom





Citação favorita:
“Para mim, a única lei que é eterna e verdadeira é a lei do amor. A partir daí, tudo o mais é consequência. Quem ama compreende, ajuda, não critica, não rouba, não inveja, não mata, não fala mal. E isso, para mim, é o que conta no ser humano. Não importa se homem ou mulher, hétero ou homossexual, branco ou negro, rico ou pobre. Cada um vive o que tem de viver, e ninguém vive de forma errada. Vive o que precisa. E o que precisamos é sempre o melhor para nós. E o melhor para nós, seja o que for, é o que vem para nossas vidas.”

Judite


Onde comprar: Saraiva | Cultura | Fnac ($) | Submarino | Vida e Consciência | Martins Fontes


Licença Creative Commons
Resenha O Preço de Ser Direferente de J. R. Gomes é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da resenha? Deixe o seu ponto de vista registrado no Estante de Garotos!