sexta-feira, 5 de julho de 2013

A Revolta de Atlas Vol. 1

O que aconteceria se a sociedade e a economia mundial começassem a entrar em colapso? O que aconteceria se os grandes pensadores, inventores e empresários simplesmente desaparecessem?

O primeiro volume Não da trilogia A Revolta de Atlas utiliza este cenário como plano de fundo para a sua história.

Escrito pela autora e filósofa norte-americana Ayn Rand, A Revolta de Atlas:  Vol. 1 nos conta a história de Dagny Taggart — vice-presidente da grande ferrovia Taggart Transcontinental — vive na Nova York de um Estados Unidos distópico, no qual o governo insiste em taxar e regulamentar os cidadãos produtivos, suas empresas e realizações individuais. Neste cenário Dagny se vê em uma situação complicada, pois precisa salvar a sua empresa da falência. Após uma determinação governamental que obriga a sua concorrente, Pheonex Durango, a abrir mão da linha que atende o estado do Colorado e que atravessa o país. Tal resolução seria excelente para a Taggert Transcontinental, mas a sua linha que atende a região, a Linha Rio Norte, está completamente abandonada, e ela se vê na missão de reformar completamente a linha em poucos meses, prazo estipulado pelo governo para que a concorrente pare de operar, mas como reformar uma linha imensa e sucateada se os fornecedores de aço não estão conseguindo atender a demanda e a maioria das empresas abriram falência?

Dagny vê uma saída ao comprar, pela primeira vez, o metal Rearden — metal mais leve e mais resistente do que o aço —, inédito no mercado e nunca testado. Junto com Henrry Rearden, inventor e proprietário da única metalúrgica que fabrica o produto, Dagny começa a reconstruir sua linha, mas conspirações governamentais irão atrapalha-los. Uma corrida se inicia para conseguir manter o que resta da economia do país, pois grande parte das empresas ainda em funcionamento depende da linha Rio Norte.

Muitos mistérios são postos na mesa e muitas perguntas são feitas. O que está causando este colapso na economia mundial? Por que os grandes pensadores, empresários e inventores estão se aposentando e sumindo? Quem está por trás das manipulações governamentais? Quem é John Galt? Dagny e Henrry conseguirão sobreviver ao Estado e sua hipócrita ideia de oportunidade igual para todos?

Com uma narrativa primorosa e monólogos em diversos diálogos, Ayn Rand soube rechear sua obra com muita ficção cientifica, filosofia, economia, jogos empresariais, políticos, e acima de tudo, muito mistério.

Excelente





Citação favorita:
“Vou lhe dar uma pista. Não existem contradições. Sempre que você achar que está vendo uma contradição, verifique suas premissas. Você vai descobrir que uma delas está errada.”
Francisco D’Anconia

Licença Creative Commons
A Revolta de Atlas vol. 1 de J. R. Gomes é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da resenha? Deixe o seu ponto de vista registrado no Estante de Garotos!