quinta-feira, 23 de maio de 2013

A Revolução dos Bichos


Imaginem uma revolução entre animais e humanos. Loucura?

George Orwell nos traz essa loucura em seu livro A Revolução dos Bichos. Este conta a historia da Granja do Solar que é administrada por Jones, o humano. Como em toda granja, os animais trabalham para o “dono” e recebem ração como meio de sobrevivência, mas um belo dia um porco idoso chamado Major reuni os animais da granja no grande celeiro e fala sobre um sonho revolucionário, em que os bichos seriam livres e teriam partes dos ganhos da granja, mas sem os humanos, pois os humanos eram os maiores inimigos para que tal revolução acontecesse, mas ele não sobrevive tempo suficiente para ver tal sonho se tornar realidade.

Entretanto, os porcos Bola-de-Neve e Napoleão começam a planejar a revolução. Estes sempre discordavam em todos os assuntos. Se um era a favor de alguma coisa o outro era logo contra. Isso dividiu a granja em duas. A que apoiava Napoleão e a que apoiava Bola-de-Neve, mas Bola-de-Neve conquistara a maioria, pois Napoleão não era muito popular.

Bola-de-Neve tinha como visão desenvolver a fazendo para diminuir o trabalho dos animais e servir de exemplo para as demais granjas ao redor, logo, tornando-se o centro de um processo maior que emanciparia todas as granjas onde o animal era explorado. Em contra partida, Napoleão acreditava que os animais deveriam trabalhar mais para consolidar o poder da granja e evitar uma futura invasão humana.

Em certo dia, Napoleão executa um golpe e toma o poder da granja para si e expulsa Bola-de-Neve. Napoleão implanta o seu novo regime, este possui o seguinte lema: “Trabalharei mais ainda” e “O camarada Napoleão tem sempre razão”. A repressão é um elemento forte no regime de Napoleão e vai contra os sete mandamentos que foram criados após a revolução. São eles:

1. Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo.
2. Qualquer coisa que ande sobre quatro pernas, ou tenha assas, é amigo.
3. Nenhum animal usará roupas.
4. Nenhum animal dormirá em cama.
5. Nenhum animal beberá álcool.
6. Nenhum animal matará outro animal.
7. Todos os animais são iguais.


Os porcos usam o intelecto baixo dos outros animais para disseminar a alienação e a manipulação sobre os animais. Como a maioria dos animais não sabe ler, os porcos infringem os mandamentos subvertendo os seus significados.

Como termina o livro? Quer saber o final? Acho que vou deixar o final por sua conta. Procure o livro e dê uma lida, vale muito a pena!

É uma ótima recomendação para quem gosta de um pouco de entretenimento e de aprender ao mesmo tempo. Isso mesmo, aprender ao mesmo tempo. O livro nada mais é do que uma critica a União Soviética e a sua revolução. Faça o comparativo! Leia o livro e leia sobre a revolução russa, você entenderá o que estou dizendo.

Excelente





Citação favorita:
“E lembrai-vos, camaradas, jamais deixai fraquejar vossa decisão. Nenhum argumento poderá deter-vos. Fechai os ouvidos quando vos disserem que o Homem e os animais têm interesses comuns, que a prosperidade de um é a prosperidade dos outros. É tudo mentira. O homem não busca interesses que não os dele próprio. Que haja entre nós, animais, uma perfeita unidade, uma perfeita camaradagem na luta. Todos os homens são inimigos, todos os animais são camaradas.”

Major   

Licença Creative Commons
A Revolução dos Bichos de J. R. Gomes é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.

2 comentários:

  1. Temos 2 desses livros aqui de editoras diferentes. Mas ainda não parei para lê-los, rsrs.

    *shame on me*

    Desejo sucesso para vocês!!


    *Peu, sou eu, Fabitch!!!*

    ResponderExcluir
  2. É um livro maravilhoso. Pegue ele para ler ainda este ano, Fabinho. Você não se arrependerá. É possível fazer inúmeras analogias com o nosso país. É uma obra incrível. Recomendo!

    Obrigado pelo apoio, seu lindo!

    ResponderExcluir

O que achou da resenha? Deixe o seu ponto de vista registrado no Estante de Garotos!